sexta-feira, 30 de maio de 2014

1417- Torneios FIDE e.......... pagou, jogou!




 A Gloriosa ALEX, tradicional clube só de xadrez do Rio e ícone da resistência ética e política, completa este ano 40 anos de sua fundação. Promove, em comemoração, mais um bem organizado torneio valendo rating FIDE. O evento está muito forte e pode ser acompanhado no Chess Results.



Por falar em torneios FIDE, vi os seguintes dois torneios no calendário oficial de torneios da CBX:



Estaremos realizando no mês de junho dois torneios de Xadrez

1) Batalha Magistral El Tronador (IRT)

Datas 13, 14, 15 e 16 de junho de 2014

Shuring com 8 participantes 6 com rating FIDE e dois sem
rating

Local : Condominio El Tronador - Rio de Janeiro -RJ

Ritmo Ritmo Standard 1h30 + 30

2) Memorial
Max Euwe (IRT)

Datas : 19 20 21 22 de junho

Suíço com 6 ou 7 rodadas

Local: Condominio El Tronador - Rio de Janeiro -RJ

Ritmo Standard 1h30 +30


Como vimos, estes torneios ocorrerão aqui no Rio de Janeiro, em plena Copa do Mundo! Como estou um pouco afastado dos torneios, não conheço a figura da organizadora do evento, Srª Rosângela Malafaia, muito menos da árbitra do certame, Srª Aurea Maria Borges da Silva. Como ambas estão cadastradas e regularizadas na Confederação Brasileira de Xadrez, acredito que os eventos tenham credibilidade.
Bom, que eu saiba, o Condomínio El Tronador fica em Copacabana, bairro onde moro, logo poderei assistir a umas partidinhas!


Ainda falando em torneios, a FEXERJ conseguiu desmoralizar os critérios técnicos do chamado ciclo Estadual C-B-A-Magistral. Banalizou a figura do "convidado", cujo mote principal, sem dúvida, é arrecadar um pouco mais, além de prostituição política rasa. Para se ter uma noção, tem jogadores (nada contra especificamente qualquer um deles) que jogaram o C, não fizeram o índice técnico de 3,5 pts, foram convidados para o B, novamente não fizeram 3,5 pts e agora foram convidados para o A! Essa é apenas uma das aberrações. Para continuar essa avacalhação técnica em prol da mufunfa, é melhor abolir o ciclo para o ano que vem, instituindo logo Opens, com premiação por faixas de rating. Este ano está assim: pagou, jogou!

Nenhum comentário: